segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Espumante, champanhe, prosecco e frisante. Sabe a diferença entre eles? Nem eu!

Fonte: Google


Quem me conhece sabe que eu não bebo. Uma vez e quase nunca eu me arrisco a experimentar uma caipirinha. Mas isso é muito raroooo de acontecer! É quase que um cometa passando próximo a Terra, não é todo dia que acontece e quando acontece passa tão rápido que ninguém viu! uhauah
Assim é com a caipirinha, acho saborosa pelo fato de ter uma fruta ali misturada, mas é muito difícil eu bebê-la. Eu a bebo uma vez ao ano e olhe lá! Então já sabem que eu sou a negação quando se diz respeito a bebida alcoólica.

Me vi completamente perdida quando surgiu uma rodada de descontos para espumantes. Aí pensei: seria o mesmo que prosecco? E à medida que a conversa entre as noivas ia se desenvolvendo, mais por fora eu ficava! rs

Por isso, resolvi pesquisar e explicar um pouco do que eu entendi sobre a diferença dessas bebidas e o que elas significam. Vamos lá!

Espumante: são vinhos! (Juro que não sabia disso! A desinformada!). E são vinhos que possuem bolhas, pois contêm gás carbônico proveniente da fermentação das uvas (me corrijam se eu estiver falando besteira).
Os espumantes podem ser brancos ou tintos. Isso dependerá do tipo de uva que será utilizada.
A diferença entre espumantes e os vinhos, é que nos vinhos é feita apenas uma fermentação, enquanto que nos espumantes são realizadas duas.

Champanhe: quando ouço a palavra 'champanhe', eu penso em algo chique e consequentemente caro. Realmente não sei se é caro, porque assim como eu não sabia a diferença entre essas quatro bebidas, eu também não sei informar a diferença entre valores! uhauah

O champanhe é um espumante produzido na região de Champagne, na França. Esse tipo de espumante é de origem controlada e só pode ser feito com três tipos de uvas: pinot noir, pinot meunier e chardonnay.
Logo, ainda acredito que um champagne deva ser caro.

Prosecco: também são espumantes, porém produzidos na região do Veneto, na Itália. O nome desse espumante é devido ao tipo de uva utilizada em sua elaboração.

Frisante: também é um tipo de espumante, porém apresenta apresenta menor quantidade de gás carbônico que os espumantes acima.

Entenderam?! Pelo que eu entendi, todos eles são espumantes, porém alguns produzidos em determinados lugares. Portanto apresentam nomes diferentes e acredito que gostos diferentes, devido ao tipo de uva utilizado (ainda não degustei nenhum para saber diferenciar os sabores). E o frisante, possui menos gás.


Esses espumantes são classificados de acordo com a quantidade de açúcar. Dessa forma, eles são divididos por categorias: Brut, Extra-Dry, Sec, Demi-Sec e Doux.


Brut: teor de açúcar de 0.5 - 1.5%
Extra-Dry: teor de açúcar de 1.5 - 2.5%
Sec: teor de açúcar de 2.0 - 4.0%
Demi-Sec: teor de açúcar de 3.0 - 5.0%
Doux: teor de açúcar acima de 6.0%

Recomenda-se utilizar o Brut e o Demi-Sec em casamentos, pois são menos doces e assim, menos enjoativos. Mas fica a critério dos noivos. Para servi-los, nada de sacudir a garrafa antes de estourar a rolha! Isso vai fazer com que o espumante vaze e haja a perda do gás, prejudicando o sabor.

Meninas, caso eu tenha falado alguma besteira, é só me corrigir! Acho que aprendi a lição sobre espumantes! rs

Bjs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário