segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Quero casar... e agora?!

Fonte: Google

Se você não nasceu em berço de ouro e nem é filha do Eike Batista... e trabalha pra cacete para juntar dinheiro... então minha amiga, vamos dar as mãos e nos juntar porque somos iguais!

A dica principal é: junte dinheiro! Se quer casar, junte dinheiro. Se tá solteira, junte dinheiro. Independente de qual seja a sua atual situação amorosa, junte dinheiro!

Mas por que isso?! Porque é o dinheiro que move tudo! Seja no meio casamenteiro, seja para viajar ou para comprar um carro, ou até para comprar aquela bolsa que você está namorando há tempos na lojinha do shopping. Não tem dinheiro? Então, não há festa, não há viagem, carro ou bolsa. Infelizmente as coisas são assim: leva quem pode pagar.

Assim também é com cerimônia/festa de casamento. Não adianta só dizer que vai querer uma festinha simples, com a cara de vocês porque vocês são simples e não querem ostentação, que tudo vai ficar mais barato não! A partir do momento que você colocar a palavra ‘casamento’ no meio, as coisas triplicam de preço. É sério! Por mais simples que seja o casamento, haverá um custo incluso.

Tive uma prova viva disso em que pedi o orçamento de músicos para tocar na cerimônia e me cobraram em torno de R$1500 para tocarem apenas na cerimônia, enquanto que para um aniversário, o custo era de mais ou menos R$500 para 1h30 de festa. Oi?!

É noiva querida... prepare seu bolso, que as coisas só pioram! Uhauha

Não to falando isso para desanimar ninguém não, e sim para caírem na real.

Ainda bem que quando eu fiquei noiva, todas as meninas com quem falei e amigas que estavam para casar, me alertaram dizendo: prepare o bolso porque sabe o valor x que você quer gastar? Então, não vai ter jeito, você vai gastar mais... tenha uma reserva para isso.

E não tem jeito mesmo! Não é que eu esteja ostentando na festa do meu casamento, nada disso! Está sendo tudo simples, porém é que as coisas quando envolvem a palavra ‘casamento’, triplicam mesmo de preço! E fora que às vezes uma coisa é baratinha, mas quando se coloca em grande quantidade, vira um monstro absurdo de caro! É preciso tomar cuidado e sempre ter uma planilha com todos os gastos realizados com o casamento, para depois não correr o risco de gastar mais do que pode.

Vamos ao que interessa: as dicas para conseguir fazer um casamento dentro do que você pode gastar.

  1. Foco
Mantenha o foco. Se o objetivo é casar, e você como eu não nada em dinheiro e tem que juntá-lo para poder conseguir o quer, então mantenha o foco e nada de extravagâncias.
Sabe as viagens de férias de um mês? Encurte-as. Quanto menos tempo, menos gastos. Sabe as roupas que você compra todo mês, sempre dizendo que está precisando, mas nós duas sabemos que não é bem assim rsrs, então diminua esses gastos. Ou seja meninas, vá diminuindo os gastos onde dá. Tem gastos que são desnecessários e cada uma sabe onde o calo aperta. É só manter o foco e nada mais.

  1. Junte, junte e junte dinheiro
Junte dinheiro independente se você ganhou a festa dos pais ou se os padrinhos vão bancar a sua lua de mel... enfim, junte a sua graninha todo mês.
Aprendi isso com meu noivo, que independente de quanto eu receba todo mês, eu preciso juntar uma parte da grana para seja qual for a situação. Você não precisa juntar para um objetivo principal, juntar dinheiro faz com que você o tenha para alguma situação emergencial que possa aparecer ou até aproveitar uma oportunidade de investimento. Pense nisso.

  1. Pagamento à vista
Com o dinheiro guardado, ao pedir um orçamento ao fornecedor, você pode sugerir uma forma de pagamento à vista. Normalmente, os descontos valem a pena. Logo, dinheiro na mão, desconto bom!

  1. Não viaje na maionese
Se o seu objetivo é x para gastar com o casório, faça de tudo para o orçamento final ficar por aí ou não ultrapassar muito.
Ah, eu quero entrar de helicóptero fazendo piruetas ensinadas pelo grupo do Circu Du Soleil porque é chique, todo mundo tá fazendo assim, é a última moda e é o que quero e blá, blá!
Se você pode pagar, vai em frente! Se não pode, não viaje na maionese!
Portanto, não viaje nas coisas desnecessárias para o casório que você vai bater o pé dizendo que será útil, mas quando a razão falar mais alto, você vai ver que foi um gasto desnecessário.

  1. Seja adepta ao DIY
DIY – Do it yourself, ou seja, faça você mesma.
Se você é prendada ou sua mãe, tia, madrinha são, aproveite os dotes delas e peça ajuda para fazerem vocês mesmas algumas coisas para o casamento.
De repente pode ser o convite, a identidade visual do casamento, os guardanapos, as forminhas dos docinhos, os presentes dos padrinhos... enfim, há inúmeras coisas para serem feitas por você mesma e assim economizar uma boa grana.

É isso meninas! Há inúmeras formas de economizar com o casamento e por incrível que pareça, até no vestido você consegue essa proeza, basta querer e basta procurar por algo que você goste num desses sites que vendem vestidos de noiva importado.

Tudo irá depender do seu objetivo e do que você realmente quer priorizar.


Boa sorte para vocês!

2 comentários:

  1. Juzinha, amei suas dicas! Simples e úteis demais! Essa do DIY é a mais pura verdade. Tem até vídeo no Youtube ensinando a fazer uma porção de coisas. Vale a pena e economiza muito! Parabéns pelo blog! beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Livinha!!! O DIY é uma algo muito legal!! Estou ansiosa para começar a fase dos convites porque vamos meter a mão na massa!!! :)
    Bjs!

    ResponderExcluir