sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Filmagem: contratar ou não, eis a questão.

Fonte: www.danburnap.com


Não é a primeira vez que ouço uma noivinha falar que não vai contratar filmagem, que não acha esse item essencial, que só a fotografia está bom...

Eu também dizia isso! :)

Quando começamos a planejar o casamento, nós não queríamos a filmagem. Achávamos chata a ideia de sentar na frente da TV e passar horas e horas assistindo um vídeo de casamento! Uahauha
E por acharmos isso, não queríamos gastar dinheiro com esse item. Mas quando conversamos sobre isso com a nossa cerimonialista Susana Araújo, ela nos mostrou um vídeo de casamento (do fornecedor que escolhemos: o Dan Burnap), achamos interessante e acabou que a sementinha da filmagem foi plantada na nossa cabeça :)

(Olha uns dos vídeos dele aí em cima!)

Foi então que eu comecei a pesquisar. Vi tudo quanto é tipo de orçamento, desde o ‘’ai meu Deus!! Preciso vender um rim para pagar a filmagem!’’ até o orçamento do tipo ‘’tá baratinho né? Por que será?’’.

Com os orçamentos que eu precisava de um rim para pagar a filmagem, eu vi que o valor altíssimo que cobravam tinha muito a ver com a fama deles no mundo casamenteiro. Os vídeos eram espetaculares! Não vou negar que não passou pela minha cabeça que se eu tivesse grana, eu fecharia com eles. Mas voltei a realidade em questão de segundos! Rsrs

Quanto aos orçamentos mais baratos que o valor médio cobrado pela maioria, era devido ao tipo de equipamento utilizado e o produto final do trabalho.

A maioria dos cinegrafistas utilizam uma filmadora (não me pergunte o nome) que filma com características de uma fotografia. Então fica aquela imagem limpinha, em HD, com os tons do céu bem azulzinhos, sabe? Dá até pra colocar filtro utilizado nas fotografias. Essa máquina também foca em uma pessoa e desfoca o resto (curto muito isso!). Fica um vídeo trabalhado, como se fosse uma fotografia trabalhada.

Normalmente os cinegrafistas com os valores mais baixos, não utilizam esse tipo de equipamento. O que acaba implicando no produto final. Mas isso vai depender do gosto do cliente e no caso, não era o que estávamos procurando.

Então, eu aconselho a conhecer todos os fornecedores, seja de filmagem, fotografia, doces etc., porque às vezes uma amiga pode aconselhar tal fornecedor que ela achou maravilhoso, mas quando você conhece a filmagem, a fotografia ou os doces, por exemplo, você não gosta. É tudo questão de gosto e só conhecendo para saber se faz seu estilo e se te agrada.

Nessas pesquisas toda sobre filmagem, percebi que nos orçamentos era informado apenas que os vídeos eram de estilo vídeo-jornalismo. E só um fornecedor de filmagem me mandou o orçamento informando que haviam dois tipo de estilos de vídeo: o vídeo-jornalismo e a cinemática.
Cinemática?! Nunca ouvi falar! Nem eu rsrsrs

Bom, vou explicar da forma que eu entendi.

Basicamente a diferença entre os dois estilos de vídeo é a seguinte: no vídeo-jornalismo coloca-se a filmagem tooooda do making of, a filmagem tooooda da cerimônia e a filmagem da festa, não toda porque senão ficará um vídeo de trocentas horas! Mas pega os melhores momentos da festa, ou seja, os momentos principais. Fica um vídeo completo.

Portanto, o produto final do vídeo-jornalismo é um vídeo grande que você senta no sofá para assistir e aperta a tecla forward do controle-remoto, para passar rápido o vídeo porque você não tem saco de ver tudo até o final! Uhauah

Já o estilo cinemática contém os melhores momentos do making of, os melhores momentos da cerimônia e os melhores momentos da festa. É um vídeo mais curto, de até 30 minutos e acreditem, é o suficiente! Fica estilo um filme. É um resumo das 6 horas do casamento.

Escolhendo o estilo cinemática, você tem a opção de colocar no DVD um ícone para o vídeo de 30 minutos e um ícone para o making of e cerimônia completos (mostra tudinho). Esses ícones estando separadamente, você os pode assistir em separado e sem apertar a tecla forward :) Não é um vídeo maçante!

Curti muito esse tipo de vídeo e foi o que escolhemos. O fornecedor que me explicou tudo isso e com quem fechamos contrato, foi o Dan Burnap. Um amor de pessoa!

Além desse vídeo em cinemática, tem um trailer (o vídeo que está linkado nesse post) e o highligth da festa (são os melhores momentos da festa – vídeo curto), os DVD’s e o arquivo em formato android ou para Apple TV!

Abaixo está a listinha de alguns fornecedores de filmagem que pedi orçamento. Foram poucos os que conversei pessoalmente, pois os eliminava quando via que o orçamento estava fora do que eu pretendia gastar.

Antônio Bier – www.antoniobier.com.br
Daniel Barrozo – www.danielbarrozo.com
Dan Burnap – www.danburnap.com
Echlética – 21 2612-8090/ 21 8869-7827 [contato@eclethicaprodutora.com.br]
Edvaldo Falcão – www.edfalcao.com.br
Equipe Imagens – Tel: 2712-0075/ Email: equipeimagens621@gmail.com
Fernando Manhães – www.fernandomanhaes.com
Jorge Hamiltone – www.jorgehamiltone.com
Leo Goifman – www.leogoifman.com.br
Macuca Produções – www.macucaproducoes.com
The Kreulichs – www.thekreulichs.com
Wagner e Isabela – www.wagnereisabela.com.br
3 mais 1 Filmes – www.3mais1filmes.com.br/blog

4 comentários:

  1. Oi!!
    Amei o post.
    Admiro muito o trabalho dos The Kreulichs. Você chegou a conhece-los? Exatamente por serem tão bons eu nem tive coragem de solicitar um orçamento a eles, rsrsrs.
    É minha primeira visita por aqui e amei. Voltarei mais vezes com certeza!
    Bjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayara. Eu não cheguei a conhecê-los, pois de cara eles já não tinham a minha data. Mas acredito que não seja barato não :) Porém, não custa nada perguntar! rs
      Bjs

      Excluir
  2. Olá, Juliana, estou adorando o seu blog, está me ajudando muito!! Estou entre o Dan e o Bier? Vc chegou a pedir o orçamento do Bier, gostou do trabalho dele?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pedi sim, mas estava acima do meu orçamento e acabei ficando com o Dan.
    Bjs

    ResponderExcluir