segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A importância de uma cerimonialista

Fonte: Susana Araújo Eventos


A contratação da cerimonialista foi um dos primeiros itens a ser fechado, pois neste mundo casamenteiro, se você quer certo profissional para a sua festa, você terá que correr contra o tempo porque quem fecha contrato primeiro é quem leva! Time is money!

Na época que eu estava orçando valores de cerimonialista, eu mandei e-mails para muitas, mas muitas mesmo! Algumas tinham o valor exorbitante, acho que devido a fama no meio casamenteiro, e o restante estava na mesma faixa de preço. Então, era só questão de conversar, se identificar e escolher!

Escolhemos a Susana Araújo, uma figuraça!!! :) Ela nos ajudou em vários quesitos, antes mesmo de termos fechado contrato com ela.

Lembro de quando estávamos decidindo sobre o local da festa (e não tínhamos ainda fechado nada com ela) e tínhamos dúvida quanto a que local fechar: Clube Naval ou Bistrô MAC (porque estávamos com medo de gastar muito na decoração no Clube Naval e estávamos com medo dos convidados não irem no Bistrô MAC porque o casamento seria no domingo), eu mandei um email gigantesco para ela pedindo socorro! :) E ela me respondeu dizendo que estava em São Paulo, mas que assim que voltasse marcaria para conversarmos. Ela voltou, a gente marcou a reunião e saí de lá decidida que não casaria em nenhum desses dois lugares! uhauha Acabamos escolhendo o lindo Zéfiro!!!!

Mas a questão aqui é que ela me ajudou, sendo que ela não tinha nenhuma obrigação de me ajudar quanto a isso, afinal, eu ainda não era a sua cliente.

E nós já estávamos querendo fechar com ela, depois disso então, não tivemos dúvida!

Quando fechamos a cerimonialista, ouvi algumas pessoas dizerem que não havia necessidade de contratá-la. Que seria um dinheiro gasto sem necessidade. Será?

Primeiro, eu sempre tive em mente que um dia, quando eu fosse casar, eu só casaria se tivesse como contratar uma cerimonialista. Para mim ela é imprescindível!
Imagine eu, sem tempo nenhum, morando em São Gonçalo e trabalhando na Barra da Tijuca, ter que correr atrás de coisas para o casamento que uma cerimonialista pode fazer por mim? Não dá!

A Susana além de assessorar a noiva, ela também é decoradora. Então, ela correrá atrás de tudo quanto é fornecedor relacionado a parte da decoração. Imagine eu ter que correr atrás de fornecedor de mobília, flores, forminhas etc e ainda saber como todos esses objetos serão dispostos no dia da festa. No way!

Não tenho tempo e nem saco para isso! :)

Admiro as noivas que são adeptas de fazerem tudo para seu casamento, mas é necessário ter um tempo extra no seu dia a dia para fazer isso, e é coisa que eu não tenho. E meus finais de semana, a última coisa que eu penso é me ocupar com algo, eu só quero é descansar! :)

Óbvio que algumas coisas eu pretendo fazer, como os convites, de repente os guardanapos, pensei também nas forminhas (mas estou pensando), as lembrancinhas do chá-de-alguma coisa (ainda não decidimos que tipo de chá), o noivo está montando o site. Vamos meter a mão na massa, mas não dá para fazermos tudo.

E outra, a cerimonialista é quem te assessora e assessora a festa no dia do casamento. É preciso alguém que saiba conduzir cada etapa da cerimônia, saber a hora de entrar o DJ, de liberar a mesa de doces, de cortar o bolo, das fotos principais e assim por diante. No dia, eu só quero curtir! E caso haja algum eventual problema, ela está ali para ajudar a solucionar.

Tudo bem que exite a cerimonialista apenas para o dia, mas como já disse, sou desprovida de tempo e de saco, então, preferi contratar o serviço completo e eu não me estresso! rsrs

É certo que tem coisas que ela não pode resolver, como decidir quem será meu fotógrafo ou quem vai fazer o bolo... essas coisas que só depende do noivo e da noiva. Mas ela ajuda na indicação dos fornecedores e pode ajudar nos descontos também :)

Enfim, cerimonialista é necessária! Seja ela contratada para ser assessora do dia ou assessora completa, caso você queira que as coisas no seu casório deem certo. Ela não faz milagres, mas ajuda pra caramba!

Dentre as inúmeras funções que ela tem, as principais são:

- criar um check list das principais coisas que a noiva tem que correr atrás.
- auxiliar na indicação dos fornecedores e por vezes, dar uma ajudinha na contratação (:D)
- conduzir/organizar as etapas da cerimônia/festa
- confirmar os horários de entrega dos produtos contratados de outros fornecedores, para evitar imprevistos.
- separar os doces para os noivos e pais dos noivos (muito importante isso! a gordinha!)
- tentar solucionar os eventuais problemas que podem aparecer.

Você acha que a noiva contrata a cerimonialista e fica de boa vida até o dia do casamento? Nada disso! A noiva também tem suas funções!

- organizar todos os contratos dos fornecedores até então contratados, para facilitar a cerimonialista no dia, caso algum imprevisto ocorra e ela precise verificar o contrato. (O meu fichário com os contratos está todo bonitinho! Orgulho! rsrs)
- seguir o check list
-  deixá-la sempre ciente dos contratos fechados e as possíveis dúvidas.
- pedir indicação de fornecedores, afinal ela conhece os profissionais da área.
- e manter sempre o contato com a cerimonialista, seja para resolver pepinos ou até mesmo para falar bobeiras. Afinal, é ela quem sabe tudo sobre o casamento, além de você!

Então meninas, se identifiquem com a cerimonialista (como sempre é identificação acima de tudo!) e aproveitem para estreitar o laço de amizade entre vocês porque ela sabe o que são as neuras de uma noiva e só ela para ouvir numa boa quando ninguém mais quer ouvir! rsrs

Para quem se interessar e quiser dar uma olhada nas belíssimas decorações da Susana Araújo, segue o site: www.susanaaraujo.com.br

Divirtam-se!

Um comentário: