domingo, 24 de novembro de 2013

Como conservar seu vestido de noiva

Fonte: Google

Meninas, desde que eu recebi meu vestido de noiva, venho pensando nisso: como guardar o meu vestido e o mesmo não amarele?

Pra quem não sabe, falta um pouco menos de um ano para o meu casamento e eu comprei o meu vestido pelo site da China. Ele demorou cerca de 1 mês e pouco para chegar. E mesmo com todo mundo dizendo que um ano passa rápido, eu acho que um ano é muito tempo para um vestido de noiva ficar guardado no armário, correndo o risco de amarelar e mofar.

Isso vem me preocupando, já que desde que chegou, meu vestido está guardado na embalagem que ele veio. E já tive experiências com roupas brancas guardadas por muito tempo, elas sempre ficam com manchas amareladas.

Pensando nisso, resolvi comprar uma capa para vestido de noiva. Comprei no site Mercado Livre e por um preço bom. A capa é em TNT e feita especialmente para vestidos de noiva. Ela ainda não chegou, mas deve chegar essa semana.

Seguem, então, algumas dicas de como se deve guardar o vestido de noiva para que o mesmo se mantenha conservado até o dia e após o casamento:

1. Guarde seu vestido longe de locais com luz e umidade. A luz é o que deixa seu vestido amarelado e a umidade é responsável pelo mofo e aquele cheiro ruim, que só de pensar me dá alergia!

2. Não envolva seu vestido em saco plástico de jeito nenhum!! Isso irá contribuir para o amarelamento dele! (Juro que eu não sabia disso e o meu está em saco plástico. Só aguardando a capinha chegar para tirá-lo de lá logo!!)
O ideal é colocar o vestido em uma capa de TNT ou numa caixa. A capa de TNT é porosa e permite que haja a renovação do ar ali dentro, evitando o emboloramento. Já a caixa tem que ser de papelão ou de polipropileno,e grande o suficiente para não apertar o seu vestido. As caixas são ideais para vestidos com tecidos muito pesados, que se pendurados, podem deformar.

3. Pelo menos umas três vezes ao ano, coloque seu vestido para respirar. Tire-o do armário e deixe num local arejado. Aproveite esse momento para verificar se há manchas amarelas nele ou se está com indícios de mofo. Caso sim, corra para a lavanderia com ele e depois o guarde em um local propício e nas condições corretas.

4. E eu recomendo que lavem o vestido antes e após a festa. Leve em uma lavanderia que tenha experiência com vestidos de noiva. Eu, particularmente, irei fazer isso já que eu tenho uma rinite alérgica das brabas! Então, qualquer roupa guardada por muito tempo, se eu for usá-la sem lavar, é crise na certa! Tenho altas experiências sobre isso na época de inverno, onde os casacos ficam guardados por muito tempo e quando vou usá-los e sem lavar, é sinônimo de crise alérgica. Então, a última coisa que eu quero no dia do casamento é estar de olho inchado, espirrando, nariz e garganta coçando e dopada com anti-alérgico :)

Quanto a lavar o vestido após o casamento, é que por mais que você ache que não sujou o vestido, pode ter caído um tiquinho de espumante na sua roupa ou qualquer coisa açucarada e você nem percebeu. Aí ao guardar o seu vestido assim, com o tempo essas sujeirinhas são vão servir de indício para que manchas amareladas apareçam ali.

Essa é a dica de hoje. E cá estou eu, ansiosa para a capa de TNT chegar para eu armazenar adequadamente o vestido. Porque se eu tirá-lo do plástico agora, não tenho onde guardar e o noivo pode ver! :)

Bjs meninas!

11 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas! Vc já está utilizando a capa? Deu certo ou amarelou mesmo assim? Se deu certo, pode me passar o link de compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, estou utilizando a capa sim, mas o vestido está com a costureira para ajuste.
      Até então está tudo certo e não tive problema com o vestido ter amarelado.
      Comprei no Mercado Livre nesse vendedor: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578697809-capa-para-vestido-de-noiva-com-ziper-100-tnt-_JM#redirectedFromParent

      Excluir
    2. Olá Juliana!
      Saberia me confirmar se comprar vestido de noiva no Mercado Livre (aqueles chineses) é seguro e confiável?
      Beijos!

      Excluir
    3. Eu comprei o meu pelo Aliexpress. Se você olhar os posts anteriores e os mais recentes tem explicando como foi a minha experiência com a compra.
      Bjs

      Excluir
  2. Nossa, ótima dica já comprei a minha capa...

    ResponderExcluir
  3. eu provo o vestido de noiva ,da mãe da minha amiga e não tem machas nem uma no vestido e ela guarda dentro de saco plástico preto

    ResponderExcluir
  4. Nossa ainda bem que li suas dicas rs, ia pendurar o meu vestido com o TNT...mas nem vou fazer isso para que meu vestido continue lindo do jeito que comprei. Muito obrigada. Beijooos

    ResponderExcluir
  5. Que cor de TNT compro? Posso só envolve - ló com o TNT em vez de ser capa(tipo comprar uns 2 metros de TNT e envolver o meu vestido? E colocar na caixa. E pode ser caixa de papelão tipo caixa de supermercado aquelas de cor pardo. Me ajude por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelle, com o meu vestido eu comprei uma capa de TNT e deixei pendurado no meu guarda roupa. Uma vez o outra o tirava para respirar e até pra dar uma olhada nele.

      Excluir
  6. Que cor de TNT compro? Posso só envolve - ló com o TNT em vez de ser capa(tipo comprar uns 2 metros de TNT e envolver o meu vestido? E colocar na caixa. E pode ser caixa de papelão tipo caixa de supermercado aquelas de cor pardo. Me ajude por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei preto. Agora se pode ou não envolvê-lo e colocar em caixa de papelão, aconselho a você ver com alguma noiva que tenha feito isso. As dicas no texto foram retiradas da internet e a minha experiência foi usar uma capa de TNT para o vestido. As outras dúvidas não tenho experiência pra te ajudar.

      Excluir