quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Móveis planejados

Começamos a fase de pesquisar empresas de móveis planejados. Móveis planejados são diferentes de móveis modulados, para quem não sabe.

Os móveis planejados são feitos sob medida. Cada móvel é feito a partir de um projeto, atendendo as características do imóvel e as necessidades do cliente, e são ajustados para ocupar 100% do espaço estabelecido para este móvel. Pode-se personalizar o modelo do móvel, a cor, a quantidade de gavetas e cabideiros, se a porta do armário será de correr ou não, se utilizará vidro, madeira ou espelho na porta de um armário, por exemplo. Enfim, fica a critério do cliente. Mas é óbvio que essas personalizações acrescentam valor ao projeto.




 



As vantagens de fazer móveis assim é que você consegue aproveitar todo espaço que você tem e com acabamentos, cores e materiais do seu gosto. Você pode colocar acessórios que são essenciais para você como, por exemplo, uma gaveta específica para guardar utensílios gourmet, para quem gosta de cozinhar, ou um porta temperos, lixeira embutida no armário ou até uma tábua de passar roupa embutida.
 As desvantagens são que esses móveis são mais caros pois requerem profissionais de designer ou arquitetura para fazer todos o planejamento. E como os móveis não são feitos em série, costuma ficar mais caro o valor do projeto.
 Já os móveis modulados são feitos em módulos com um padrão pré-definido de tamanho e modelo. Esse móveis são produzidos em série, logo se tornam mais baratos. Porém, um móvel assim  pode não atender a sua necessidade.
 
Então, voltando ao assunto. Nós estamos pesquisando as empresas que trabalham com móveis planejados já que nosso apê é pequenininho, então precisamos aproveitar da melhor maneira todos os espaço possíveis!
Pedi orçamento para cinco empresas: Italínea, New, Todeschini, Romanzza e Celmar.

 Na Italínea já recebemos o nosso projeto e já vimos o orçamento. Estava dentro do que esperávamos para móveis do apartamento completo. Porém, não gostamos do projeto em certos pontos. Achei que na sala, por exemplo, tinha armário demais  com portas e sem necessidade. Para o projetista quanto mais armário colocar, melhor para ele. Pedi para tirar tudo! A chata! Mas ainda não estou satisfeita.
Não pedi para mudar mais nada, afinal não sei se fecharemos com a Italínea. Caso optarmos por lá, aí sim teremos uma longa conversa para colocar tudo do jeito que queremos.
Ponto positivo: parece que o orçamento deles ficará mais em conta que os das outras. Ainda não recebi das outras, mas tive essa leve impressão.
Ponto negativo: não conversaram com a gente antes para saber qual a nossa real necessidade. Disse por e-mail o que eu gostaria que tivesse e o que não tivesse, mas nas outras empresas, eles antes de projetarem pediram para irmos lá e conversaram sobre tudo, para já iniciar um projeto do jeito que a gente tem em mente.
 
Eles são a terceira linha da Todeschini, ou seja, o público-alvo é outro e as opções de mostruário não são muitas. E percebe-se claramente a diferença entre eles e a Todeschini.
 Na Romanzza fomos apenas para conhecer o show room da loja e traçar o projeto informando o que gostaríamos que tivesse e o que poderia ser descartado. Eles sanaram algumas dúvidas nossas e explicaram coisas que nem sabíamos como funcionava, como o fato de informar ao certo onde quebrar uma parede, onde colocar o gesso, os pontos de luz... para que assim o projeto fique conforme foi desenhado para nós.
Ponto positivo: adorei o mostruário deles. Pelo que vi eles possuem cores diferentes da Italínea, caso queira ‘ousar’ no seu projeto e sair do tradicional.
Ponto negativo: só pelo tamanho da loja e do show room, tenho certeza que o projeto não ficará barato.

 Na Todeschini também só fomos para conhecer o show room e informar o que temos em mente para o projeto.
Ponto positivo: amei o mostruário do show room!!! Vi uma cor utilizada que é um espetáculo! Parece um tecido de longe, meio que papel de parede, mas quando você passa a mão, você vê que é madeira.
Lá é outro nível!!
Adorei os tipos de portas de armários para cozinha, das gavetas com freio! Lá é pra se encantar!
Ponto negativo: Por ser outro nível e ser a top, aposto todas as fichas que o orçamento ficará praticamente o triplo da Italínea! rs
Falei para Adriano que a gente consegue fazer nosso apê lá, mas um cômodo de cada vez! Uhauahu
E sobre a forma de pagamento: todas as outras que eu falei me informaram que eu posso pagar parcelado com o valor de à vista. Mas que se eu quiser pagar à vista mesmo, cash na mão, eu teria mais um bom desconto em cima. Já a Todeschini não, quando perguntei sobre eu pagar com dinheiro na mão, não obtive nenhuma resposta quanto a outro desconto.
Quanto as outras empresas, estou aguardando entrarem em contato. Eles estão fazendo o projeto e estou aguardando ansiosamente, pois preciso começar a comparar a questão custo-benefício. E  pelo que entendi, todas essas lojas trabalham com o MDF, porém com diferentes espessuras. Algumas possuem diversas cores de mostruário, enquanto outras são limitadas.
Parece ser cedo começarmos a ver isso, mas estamos em outubro e temos 11 meses pela frente apenas, até a entrega das chaves. E eu gostaria de ter essa parte relacionada ao apartamento já quitada quando entrarmos. Pois tenho certeza que teremos muitas despesas quando entrarmos... despesas com eletrodomésticos, carro, financiamento. Então, o quanto antes abatermos esse item, melhor será para nós. E afinal, todas as lojas estão dizendo que agora em outubro está com promoção. Já me falaram isso, para ir por volta do final do ano, pois as lojas estão precisando de dinheiro e aceitam ‘’qualquer’’ negócio.
 É isso!

2 comentários:

  1. Juliana, faça um orçamento na Dalmóbile! Eles são bons. Bjs

    ResponderExcluir