terça-feira, 22 de outubro de 2013

Móveis Planejados - Cozinha

Cozinha Planejada
Gentemmm... hoje vim falar sobre a cozinha planejada. Vou te contar que é um dos itens mais caros seguido do quarto do casal.
A cozinha precisa ser bem planejada para atender todas as suas necessidades. Não adianta nada ter uma bela cozinha e ela não ser nada funcional. Então, pense em que tipos de armários gostaria de ter, a disposição deles e quais eletrodomésticos você colocará na sua cozinha.

Confesso que quando pedimos para fazer o projeto da nossa cozinha, eu realmente não sabia do que precisava. Mas depois pesquisando e até analisando a cozinha da casa da minha mãe e da minha sogra, eu e o noivo começamos a ver que algumas coisas são fundamentais.
1. É preciso ter em mãos a planta do imóvel ou as medidas do seu imóvel para que se tenha as medidas corretas da sua cozinha. Para evitar que móveis sejam feitos de tamanhos incorretos e até evitar que as portas batam em outros móveis. Por isso, é importante planejar tudo cuidadosamente. Afinal, paga-se bem caro para montar uma cozinha planejada.
2. Caso você não tenha os eletrodomésticos que irá colocar na sua cozinha, tenha pelo menos noção de qual tipo irá comprar, pois eles possuem tamanhos de altura, largura e profundidade diferentes. Anote todos os tamanhos e fale com o projetista, para que ele faça o projeto nos tamanhos corretos para a sua cozinha.
3. Coloque gavetas no projeto, elas são utéis e facilitam a vida. Você pode optar por uma gaveta que já venha com os compartimentos para guardar os talheres. Também tem a opção de ter gavetas específicas para guardar temperos/condimentos e até fazer uma gaveta gourmet, colocando organizadamente todos os materiais para você, chef de cozinha, trabalhar!
Gaveta com divisórias para talheres
 Gaveta para temperos/comdimentos
  
 Gaveta gourmet
    
4. Em alguns projetos que recebemos tinha a opção de colocar a lixeira embutida no armário. A princípio achamos legal, mas depois analisamos melhor e vimos que isso pode ser um risco para que o odor do lixo contamine todo o móvel. E pior é que fica mesmo com cheiro de lixo, mesmo trocando o saco todos os dias.
Pense na sua lixeirinha normal da cozinha, mesmo que você troque o saco e lave a lixeira, o odor do lixo ainda permanece lá.
Descartamos esse item.

5. Para cozinhas pequenas, acho ideal ter um escorredor de pratos embutido no armário em cima da pia. Esse armário pode ou não ter fundo, onde dentro dele encontra-se um escorredor com um suporte embaixo em inox para armazenar toda a água das louças. Ali pode tanto funcionar como escorredor de louças, como até deixar organizado suas louças do dia a dia.
Armário com escorredor - porta fechada

Armário com escorredor - porta aberta

6. Acho válido ter gavetões para organizar as panelas. Facilita na hora de pegar uma panela que esteja lá no fundo. Se elas estiverem empilhadas, você terá que tirar uma a uma até chegar a panela desejada.

7. Se sua cozinha permitir, também é válido ter uma dispensa. Onde você possa guardar as suas compras e dependendo do tamanho da dispensa, ela serve até para guardar vassoura, por exemplo.
8. E por último, se a sua cozinha for pequena, invista em cores clara. Cores escuras dão a sensação de que o ambiente fica menor do que ele já é.
Portanto, o projeto da sua cozinha dependerá do tamanho que ela possui e isso ficará aliado ao que você irá querer incluir também. Claro, dentro do espaço possível.
Deste modo, você pode incrementar a sua cozinha com um espaço planejado para um microondas padrão ou até um embutido. Pode-se utilizar um cooktop com forno elétrico ou um fogão embutido. Tem a opção de colocar uma coifa ou um depurador. Sendo que com a coifa você ''perde'' armário, porém a cozinha fica com um visual mais clean e na minha opinião, mais bonito. Já com o depurador tem a opção de colocar armários por cima dele.
Então, tudo irá depender do que você irá querer colocar na sua cozinha, atrelando ao espaço que tem.
Tem um site interessante para quem não tem ideia de como planejar a sua cozinha e até outros cômodos. Lá te dá várias opções de projetos para móveis planejados. Vale a pena dar uma olhada.
:)

2 comentários:

  1. Olá Juliana, parabéns pelo post,

    Acho que uma das coisas mais bacanas é ver o projeto da cozinha pronto em 3D, você consegue ter noções claras de detalhes que você poderia perceber erro apenas depois da cozinha pronta. A Fastwood http://www.fastwood.com.br/moveis-sob-medida/cozinha/, apresenta o projeto sem custo para clientes antes mesmo de contratar. A orientação de profissionais pode ser valiosa, em nosso caso, a sugestão de um armário embutido na escada além de tornar o ambiente melhor nos rendeu uma boa dispensa... O armário com escorredor que você citou, é uma ótima.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoal! Nossa Dica da Lixeira mais Moderna que você encontra hoje no mercado é a http://www.madeirasgasometro.com.br/lixeira-wasteboy-hafele/p acesse o link e confira!

    ResponderExcluir