terça-feira, 29 de outubro de 2013

Móveis Planejados: a saga chega ao fim!


Imagem meramente ilustrativa.


Fechamos os nossos móveis planejados!!
Então, nada mais justo que vir aqui e contar um pouco para vocês como foi essa saga.

Nosso apartamento fica pronto em Setembro/2014 e começamos a pesquisar os preços do móveis agora, pois queríamos pegar o preço ainda desse ano, fazendo uma compra programada. Visitamos cinco lojas: Italínea, Romanzza, Todeschini, Predilecta e New, exatamente nessa ordem.

A Italínea foi a primeira loja que eu mantive contato, pois uma amiga minha a havia indicado. Ela tinha feito os móveis da casa dela com eles. Ela gostou tanto que foi indicando para os amigos interessados e no final das contas, pelo menos umas cinco pessoas conhecida dela fecharam lá e todos gostaram. Por isso, resolvi conhecer.

Entrei em contato com o vendedor que ela me indicou e passei a planta do meu apartamento para ele por email, pedindo para que fizesse o projeto de todo apartamento. Afinal, eu estava curiosa para saber quanto custaria mobiliar planejadamente um apartamento inteiro.

Passado uma semana ele me avisou que o projeto estava pronto e que eu fosse lá dar uma olhada.
Eu e Adriano fomos lá, gostamos de algumas coisas que ele colocou, outras não, pedimos para trocar e fizemos os ajustes necessários e que eram prioridade para nós. Feito isso, ele passou o orçamento total e informando o valor de cada cômodo do apartamento. De certa forma, me surpreendi com o valor porque achava que ficaria muito mais caro. Não é barato, mas estava mais barato do que eu imaginava.
O vendedor nos informou que o valor dado era até Outubro, pois pelo que entendi, a tabela iria mudar. Logo, se eu deixasse para depois, iria pagar um valor mais alto. Achei que era conversa de vendedor, mas parece que era isso mesmo.

Fomos na Romanzza. Eles pediram para que eu fosse na loja para conhecer o showroom deles e conversar pessoalmente para se ter uma ideia do que queríamos colocar como móveis na casa. Pois bem, gostei muito dos produtos deles, mas a loja parecia ser cara. Conversei com a vendedora, ela anotou tudo o que a gente estava pensando quanto ao projeto e ficou de nos retornar em uma semana.
Você recebeu o email deles? Nem eu.
Acho que assim como eu achei que a loja parecia ser cara, eles nos devem ter achado com cara de pobre e não passaram o orçamento.

O mesmo ocorreu com a Todeschini.

Sinceramente, acho isso uma total falta de respeito e compromisso. Se o vendedor seja da loja A ou B diz que vai fazer o projeto e que vai entrar em contato com você, que assim faça! Pois quando não cumpre o prometido, fica parecendo que ele julgou através da minha aparência o saldo da minha conta bancária. Pelo visto, deve ter sido isso.

Depois fomos na Predilecta e vou te dizer que foi o lugar que mais me encantou. Foi o único lugar que conseguiu fazer um home lindo para a sala! Um que ficasse com a nossa cara! Amei!
Porém, o valor cobrado pelo projeto não condizia a nossa realidade. Até poderíamos pagar, mas deixaríamos de pagar algumas coisas do casamento rs Então, a sensatez falou mais alto como sempre e ficamos com a ideia de pegar o projeto da sala e perguntar quanto custaria na Italínea.

Nesse meio tempo de mandar email pra Italínea, nós fomos na New. Essa loja é concorrente direta da Italínea e uma fica ao lado da outra. Quando estávamos chegando na loja da New, o vendedor da Italínea reconheceu Adriano e falou com ele. Na hora pensamos: putz! Mas no final das contas foi bom pra gente. Mais pra frente eu explico o por quê.

Chegando na New, fomos atendido e a vendedora começou a nos mostrar o projeto que ela havia feito, porém ela esqueceu de fazer o home da sala. Como assim? Ela disse que eu não havia informado no email, mas eu havia informado sim. Primeiro ponto negativo.
Depois ela começou a falar dos móveis da cozinha e perguntamos qual o tipo de puxador usado no armário e ela informou qual. Pedimos o mostruário e foi nos informado que não tinha. Como assim?! Vai vender um produto e não tem como nos mostrar, só no computador?! Mais um ponto negativo.
Continuamos vendo o projeto e pedimos para trocar o armário por uma outra cor com tal puxador. Mais uma vez a vendedora nos informou que só tinha tais cores pra tal puxador, logo não tínhamos opção. Era aquilo ou era aquilo.
Após esses pequenos detalhes, eu já estava decidida que não iria fazer ali. Mas continuamos a ver o projeto.

No final das contas, ela nos informou o valor total de todos os móveis para o apartamento, exceto a sala (que ela esqueceu) e não nos deu o valor de cada cômodo (como as outras lojas que eu obtive o orçamento fizeram). Ficou combinado de voltarmos lá no sábado para vermos o valor da sala ( a vendedora iria fazer o projeto da sala que ela esqueceu) e se gostássemos, fecharíamos contrato. Fomos pra casa e eu meio cabreira com a história toda.
O valor que ele nos deram estava muito abaixo da Italínea. Isso poderia ser uma excelente escolha para a gente, mas eu comecei a ficar com o pé atrás. Afinal, que loja que dá tanto desconto assim?

Durante o decorrer da semana, mandei o email pra Italínea e pedi para modificarem a sala para o jeito que gostamos. Enquanto isso, fiquei aguardando a resposta do email deles. Aproveitei e mandei email para a New pedindo os valores de cada cômodo, afinal eu precisava saber quanto iríamos pagar por cada um.
Você recebeu uma resposta? Nem eu.

Comecei a achar estranho e falei com o noivo para desmarcarmos o encontro de sábado com a New, pois precisaríamos de mais tempo pra pensar. Porque se fôssemos sem uma ideia formada, iríamos acabar fechando o contrato por pressão e nos arrependendo.

Passaram uns dias, mandei email novamente solicitando o orçamento de cada cômodo e inclui no email que eu gostaria de remarcar a reunião para o outro sábado. Responderam? Não.

Resolvi ligar para a vendedora, achei que era problema no email, sei lá. Liguei e falei que havia mandado um email, mas não sabia se tinham recebido. E ela me disse que sim! Olha que maravilha! Só não respondeu!
Muito bom esse atendimento ao cliente, hein!

No telefone não tocamos no assunto sobre os orçamentos de cada cômodo. Eu só queria desmarcar a reunião e ela começou a falar que tinha conseguido mais um desconto para mim, que a minha sala estava linda e blá, blá, blá. E que esse desconto foi conseguido com um gerente sei lá das quantas e que o desconto só era pra esse sábado, e que se eu remarcasse, ela teria que ligar de novo pra ele. Quase respondi, faltou pouco: então se for necessário, ligue de novo no outro sábado.
E eu pensei: mais um desconto? Vai sair de graça isso?!

Fiquei muito encucada com a New e achei que fossem responder meu email, porém nada.

Logo depois recebi o email da Italínea dizendo que tinham feito o home da sala e que fôssemos lá para ver como ficou e o valor. O vendedor aproveitou para dizer que tínhamos ganhado um desconto por conta da indicação da minha amiga. Mas eu tenho certeza que não foi por isso, foi na primeira reunião eu havia falado que ela tinha indicado ele. Mas ganhei esse desconto porque ele viu Adriano entrando na loja concorrente. Tenho certeza absoluta!

Combinamos de ir na Italínea no dia da reunião com a New. Mandei email pra New informando o cancelamento da reunião e mais uma vez a vendedora começou a falar que eu tava com um desconto muito bom e que o projeto estava lindo e blá, blá. E que eu fizesse um esforço para ir no sábado lá.
Não me aguentei e respondi tudo que eu estava engasgada a semanas. Que eu achava isso uma falta de respeito total com o cliente. Que eles liam os emails, mas não respondiam e como uma empresa ganharia credibilidade desta forma? Se na pré-venda está assim, imagine após a venda?
Aí ela me responde dizendo que não podia me passar os valores por email e que havia me informado isso por telefone. Oi? Em qual momento? Só se foi na imaginação dela!
E o que custava responder o email informando que não podia passar os valores?
Mas nem isso ela fez porque eu desconfio e muito, que há muita coisa por trás desses descontos todos.
A vontade que eu tive foi de responder o email dela, mas me contive.

Fui no sábado na Italínea, fizemos o projeto do jeitinho que queríamos e fechamos os móveis do apartamento com eles. Saí de lá feliz da vida porque ao contrário da New, eu senti confiança e transparência.
Logo, vamos entrar no nosso apartamentinho com ele todo mobiliado! Não precisaremos entrar no apartamento acampando!!! :)

Estamos felizes!!! É mais uma etapa concluída!!!
E com planejamento estamos conseguindo realizar os nossos sonhos!
Que venha logo 2014!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário