terça-feira, 10 de junho de 2014

Dica: cozinha

Fonte: Projeto Interiores


People, bom dia.

Como vocês sabem, também estamos na fase do apê e esta fase é mais complicadinha que planejar um casamento.

Nós achamos que é só ir lá, comprar o apartamento, esperar ele ficar pronto, comprar os móveis planejados e pronto, o resto se encaixará perfeitamente. Ledo engano. Há muito mais detalhes por trás disso tudo do que possamos imaginar.

Então, vim compartilhar com vocês uma coisinha que aprendi semana passada sobre esses detalhes do apartamento. Algo que eu nem imaginava que era tão complexo.

Vamos lá.

O nosso apartamento ainda está sendo construído. Então, quando fizemos a compra dos móveis planejados, fizemos em cima da planta do apartamento. Porém, a planta não é 100% de garantia que seu apartamento ficará daquele jeito no quesito tomadas, saídas elétricas, a gás etc. Pode ser que algo mude com o andar da obra.

Assim que decidimos pelos móveis planejados, eu entrei em contato com a construtora e pedi para que me informasse se haveria saída a gás no apê e quantas seriam. Se teria também instalação de ar para a coifa e qual seria o material da pia da cozinha e a bancada da cozinha americana.

Nos informaram que a cozinha teria instalação de gás com ponto para o fogão e ponto para o aquecedor de água. Tava com previsão de instalação da coifa, a pia seria de inox e a bancada de granito (o granito feio da foto do post anterior Nosso Apê!)

Com essas informações planejamos a cozinha.

Nós não queríamos o fogão embutido (Foto 1). Queríamos cooktop e forno embutido, mas como a cozinha é pequenininha, não foi possível colocar o cooktop separado do forno (Foto 2). Desse modo, o cooktop ficou bem em cima do forno (Foto 3).

Foto 1 - Fogão Embutido (Fonte: Google)

Foto 2 - Cooktop separado do forno.
Fica lindíssimo!!! Mas na minha cozinha não dá :/ (Fonte: Google)

Foto 3 - Cooktop bem em cima do forno.
Não é minha cozinha, só um exemplo. (Fonte: Google)


Como o cooktop escolhido por nós será a gás e só há uma saída de gás para o fogão e outra para o aquecedor de água, optamos então pelo forno elétrico.

Até aí tudo bem. Tudo planejadinho.

Porém, essa semana num debate do grupo de noivas, uma noiva me chamou a atenção para um problema que ela teve com essa disposição cooktop em cima e forno elétrico logo embaixo.

Ela me informou que a cozinha dela era igual a minha, com a mesma disposição cooktop-forno e também só tinha uma saída de gás para o fogão.

Quando o cara dos móveis foi lá tirar as medidas reais do apartamento, para fazer o pedido dos móveis, ele não se atentou que o forno elétrico ficaria com as suas 'costas' bem na saída do gás do cooktop.

Depois de instalado o armário, o cara do forno elétrico foi lá instalá-lo e a informou que não seria possível instalar o forno naquela posição, pois não era seguro manter o forno ali bem na saída do gás, onde o mesmo iria esquentar a saída de gás toda vez que fosse usado.

Mas como os móveis já estavam todos instalados, a outra solução seria puxar essa saída de gás para um local distante do forno elétrico. Foi o que ela fez, mas ela ainda estava no aguardo da CEG dar o aval a respeito dessa nova instalação. Então, não sei se essa solução deu certo.

Fiquei receosa quanto a isso, pois minha cozinha tem o mesmo problema que o dela.

Como ainda não foram realizadas as medidas reais do apê, quando eu for lá chamar a empresa dos móveis para tirar essas medidas, irei conversar a respeito disso. E até, quem sabe, tentar mudar o projeto da cozinha, evitando que o forno elétrico fique próximo da saída de gás.

Pra falar a verdade nem sei se isso será possível, a cozinha é tão pequena que cada móvel/eletrodoméstico já está no seu lugar ideal. Mas vamos ver né. Vai que dá pra mudar.

Então gente, fiquem atentos a esse pequeno detalhe que nem eu fazia ideia disso.

Bjs!

Um comentário:

  1. Quer uma dica? Contrate uma arquiteta! Todos esses "problemas" serão resolvidos!!!

    ResponderExcluir