Fonte: Google |
A cerâmica é uma opção de piso mais barata se comparada ao porcelanato, pois ela é composta por argilas e minerais, e o modo de produção é menos complexo que o do porcelanato.
Pode ser encontrada na versão esmaltada e não esmaltada.
Cerâmicas esmaltadas possuem uma cobertura vítrea que determina a cor do produto, sua facilidade na limpeza, a sua textura (lisa, com relevo, brilhante ou opaca) e a impermeabilização do piso. São mais resistentes à umidade e à reação de produtos químicos.
Para saber se a cerâmica é esmaltada, basta verificar na embalagem se há a sigla GL. As cerâmicas não esmaltadas são representadas pela sigla UGL.
Para saber a resistência aos desgastes desses pisos é necessário analisar a sigla PEI. Essa sigla classifica a resistência à abrasão, ou seja, informa o quanto o piso é resistente a atritos. Logo, quanto maior o PEI, maior a resistência do piso e portanto, mais durável é o mesmo.
Fonte: Blog Casa Show |
O bom assentamento da cerâmica influencia também na sua resistência, pois não havendo espaços vazios ou ocos sob a peça assentada, o piso absorve os impactos e não concentra os mesmos na superfície.
Como a cerâmica é um material de baixa elasticidade, as fraturas e os lascamentos podem ser uma característica desse tipo de revestimento.
Para evitar arranhões/riscos em seu piso, recomenda-se utilizar sob as mobílias algum tipo de proteção.
Vale salientar que riscos/arranhões são percebidos facilmente em pisos mais escuros e com texturante brilhante e raramente são percebidos em pisos mais claros, foscos ou rústicos/anti- derrapantes.
Também é importante se atentar a ISO, uma classificação referente a resistência do piso a manchas, ou seja, é a facilidade de limpeza do revestimento em função do esmalte utilizado.
Quanto mais lisa é a superfície do revestimento, mais fácil é a limpeza do mesmo.
Fonte: Blog Faz Fácil |
As cerâmicas não são peças homogêneas, podendo haver variação na tonalidade das mesmas.
Elas podem ser retificadas ou bold.
As retificadas são resultados do corte feito nas quatro laterais da peça, o que garante precisão nas dimensões e um acabamento mais fino das arestas, as famosas "quinas". São pisos com acabamentos em borda reta.
Normalmente retira-se 0,5 cm de cada lado da peça, perdendo 1 cm em relação ao tamanho original. deste modo, os pisos de 60x60cm são vendidos na versão retificada no tamanho 59x59cm.
Quanto mais próximo do esquadro perfeito, menor será o rejunte entre as peças.
Já as peças em formato bold apresentam um acabamento arredondado nas bordas e por isso não possui suas laterias não são tão precisas quanto as laterais de uma peça retificada. Desse modo, o alinhamento entre os pisos não é 100% certinho.
O espaçamento entre peças com acabamento bold é maior, deixando o rejunte mais aparente. É ideal para ambientes rústicos ou onde o tamanho do rejunte irá influenciar na decoração do ambiente.
É isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário